Ta Prohm está entre os mais visitados e fotografados templos cambojanos, não exatamente por estar preservado, pois na prática ele está em ruínas, mas foi cenário do filme Tomb Raider.
O templo mostra a impressionante força da natureza dominando as construções antigas abraçadas pelas gigantecas raízes de árvores centenárias que, não por acaso, impressionaram os senhores do cinema.
De fato é incrível observar as imensas raizes de árvores centenárias misturando-se harmoniosamente com as pagodas cambojanas.
Um trabalho de reconstrução tem sido feito e em meio as ruínas pude observar o tamanho conhecimento e experiência dos construtores da antiguidade. As colunas têm encaixes perfeitos como chaves e fechaduras e possivelmente graças a isso, muitas delas ainda permanecem firmes e em pé.
Um templo bem antigo que data do século 10 é o Eastern Mebon, bem menos adornado, mais baixo, com belas pagodas e muitas esculturas de elefantes e leões.
Em termos de ornamentação nenhum deles se assemelha ao magnífico Banteay Srei, o templo dedicado à beleza e à mulher. Lindíssimo e impressionantemente preservado.
O Camboja é um país riquíssimo em história e cultura mas empobrecido pelas muitas guerras que  dizimaram gerações. Uma sociedade que lentamente tenta se reerguer.
Para conhecer um pouco mais da vida simples do povo cambojano, fui visitar um vilarejo flutuante onde mais de 200 famílias vivem em embarcações simples extraindo peixe em tempos de cheia ou vivendo do criadouro de jacarés.
Em termos culturais, o Camboja é o berço da Cultura Khmer e portanto as dançarinas cambojanas até hoje contam histórias com delicados e flexíveis movimentos das mãos como faziam as Apsaras no tempo antigo. As Apsaras eram consideradas as deusas da dança e do amor e veneradas como as mães do povo Khmer.
O domínio da música e danças como expressão cultural vai muito além das Apsaras. Muito curiosa é a Dança do pavão, representação de abundância e prosperidade da realeza Khmer.

Na Dança da benção, originalmente apresentada aos reis e nobres, as dançarinas fazem movimentos com os braços portando um cálice e a Dança com as cascas de coco é uma típica celebração em cerimônias de casamento.

Uma informação sobre documentação, o visto de entrada no Camboja para brasileiros é obtido de forma simples e sem burocracia na chegada ao país.
Aos apreciadores de cerveja, deixo aqui a foto da cerveja cambojana cujo nome não poderia ser mais típico.

No próximo post vou comentar sobre as maravilhas do meu ponto de parada nessa longa viagem, a elegante e rica Dubai.