Chicago é uma daquelas icônicas cidades americanas, presença constante em filmes “Hollywoodianos” e ainda mais famosa nos tempos atuais por ser a cidade que viu crescer politicamente o ex-presidente Obama. Certa vez me comentaram que Chicago era como Nova Yorque, menor e mais limpa. Devo dizer que concordo.

Chicago tem muita história, uma arquitetura tradicional, majestosa e moderna. É uma cidade repleta de teatros, respira arte pelos seus muitos museus e monumentos e tem Edifícios altos com vistas de 360 graus belas em qualquer estação do ano.

Estive em Chicago tanto no verão quanto no inverno. O Verão é repleto de festivais de dia e de noite e os pontos de visitação são muito lotados.  O verão na América do Norte tem dias que só escurecem perto das 9 da noite, um convite para o andarilho viajante explorar as belezas da cidade. O Millennium Park abriga muitos dos festivais de verão. É nele que fica o famoso monumento ” The Bean” e tem um obra de arte com palco adequado a apresentação de bandas e orquestras. Um parque enorme com paredes tecnológicas alternando imagens dinâmicas e muitas esculturas sazonais.

Note na foto abaixo o bloco com a imagem de rosto de mulher. Essa é uma escultura eletrônica, a imagem projetada é dinâmica e muda em minutos. No verão as pessoas se refrescam com a água e a criançada se diverte. O Millennium Park abriga escuturas variadas e não raro na cidade a gente encontra enormes esculturas nas equinas decorando essa cidade cheia de cultura.

Caminhando à partir do Millennium Park fui até a Fonte de Buckingham que no verão é visitada não só por turistas, mas também por debutantes que vão até lá para fotos em trajes típicos com a família.


Um passeio imperdível em Chicago, disponível apenas no verão, é o tour de barco pelos canais. É muito interessante explorar as diferentes linhas arquitetônicas de Chigaco e navegar pelos canais que cruzam a região central de Chicago. Na minha experiência havia uma noiva e suas madrinhas tirando fotos numa das pontes e a galera do tour obviamente celebrou a noiva efusivamente.

As vistas panorâmicas dos altos prédios de Chicago valem a visita, o Edifício mais alto é o Willis Tower (ilustrado na foto acima, o Edifício de cor escura, à esquerda), antiga sede da Sears, ele tem história e uma plataforma suspensa em vidro onde todo turista faz não uma, mas muitas fotos. Fora a plataforma de vidro a vista é muito interessante, especialmente à noite com as luzes da cidade acesas.

Na categoria vistas panorâmicas, minha preferência foi a do John Hancock Center (foto abaixo, edifício em cor escura), não tão alto, mas com vista 360 graus. Para mim, o angulo de visão do Edifício Hancock é a mais interessante de Chicago e imperdível. Um piso abaixo do observatório, há um bar e para quem estiver mais disposto a desembolsar uma graninha um restaurante para apreciar a vista com comes e bebes.

Das vistas panorâmicas, vale destacar um dos pontos turísticos mais clichês de Chicago, o Navy Pier. Na boa, mais bonito na vista panorâmica do que ao vivo e a cores. É mais um centro comercial para turistas bem sem graça, mas a vista dele é bonita.

Andando por Chicago, a câmera fotográfica fica sempre a mão para registrar as muitas esculturas que a gente encontra em qualquer esquina. É uma cidade cultural com uma vibe incrível.