Chicago é uma cidade vibrante tanto no verão quanto no inverno. Conhecida como Cidade dos ventos, o inverno não é para amadores, mas a cidade transborda cultura com seus muitos museus, o aquário e outros locais aquecidos cheios de atividades interessantes. Os mesmos pontos de atração de Chicago intensamente visitados no verão são também foco de interesse no inverno, mas de formas diferentes.

No Millennium Park, onde acontecem os festivais de verão, instala-se uma pista de patinação e o parque em si adquire novas cores e contornos com as árvores ressecadas pelas baixas temperaturas e a neve que cobre as superfícies.

No pátio do parque onde ficam os painéis com imagens projetadas se vê muito menos visitantes no inverno e quando aparecem, estão muito bem agasalhados. No verão são muitas famílias e as crianças se refrescam com água. É curioso ver a diferença.

A moderna arquitetura de Chicago que no verão pode ser vista nos passeios de barco, no inverno pode ser conferida andando pelas ruas da cidade ou do alto dos edificíos com pontos de obervação. A luz do inverno é diferente, mas a cidade continua bela.

 


As obras de arte ao ar livre continuam a embelezar a cidade e colocam cor e formas geométricas no cenário urbano se misturando com os edifícios e parques.

No inverno os pontos altos de visitação são:  o Insituto de Arte de Chicago (The Art Institute of Chicago), o Museu de História Natural (Field Museum of Natural History) e o Aquário (John G. Shedd Aquarium) que oferecem atrações relevantes e imperdíveis na programação de inverno. São exposições de artistas clássicos ou modernos, exposições culturais de países, continentes ou civilizções inteiras com forte contribuição educacional além das belezas do fundo do mar.

Uma dica aos viajantes que gostem de visitar museus: dependendo do tempo disponível para os passeios pode valer a pena adquirir o CityPass que dá direito a 5 atrações. É bem conveniente para evitar a perda de tempo com espera em filas e você faz uma economia se comparar com a compra das entradas em separado. Só tome cuidado na entrega do seu City Pass, comprei o meu bilhete  para uma pessoa adulta e a atendente me entregou o City Pass de criança. Só fui perceber o erro ao utilizar na entrada da segunda atração, porque comprei no Museu de Arte de Chicago e lá fiquei no dia da compra do bilhete. Tive uma enorme dor de cabeça para utilizar meu City Pass em todos os outros 4 lugares, mesmo mostrando o recibo com a comprovação de pagamento do valor para o bilhete adulto. Foi uma falha pequena que me causou um problemão. Então fique atento.

O Shedd Aquarium é entretenimento garantido para adultos e crianças. Os peixes da parte permancente do aquário vêm de todos os Biomas do mundo. É muito interessante para explorar. As cores dos peixes e das águas vivas são espetaculares, dá gosto fotografar. Para despertar a criança dentro de cada um vale assitir o show dos golfinhos e das beleias brancas.

Seja no verão ou no inverno, observar Chicago do alto é sempre uma boa pedida. No inverno a cidade fica especialmente bonita no fim da tarde e à noite quando as luzes se acendem iluminando e aquecendo a cidade.

Para fechar esse post, seguem mais algumas fotos de Chicago no anoitecer.