A entrada no Vietnã por Hanoi não é mero acaso. Além da simpática capital ser repleta de lagos e cheia de vida, ela é via de acesso à Baía de Halong, um dos lugares mais lindos do planeta.

0591Indochina & Dubai_WM &RSZ

0592Indochina & Dubai_WM &RSZ

0593Indochina & Dubai_WM &RSZ
A Baía de Halong é um intrincado conjunto de montanhas e cavernas que segundo conta a lenda, foi estrategicamente colocada ali, por um dragão que vive nas profundezas do mar, com o objetivo de criar um barreira física de proteção do Vietnã contra avanço chinês.

0587Indochina & Dubai_WM &RSZ

0596Indochina & Dubai_WM &RSZ

0597Indochina & Dubai_WM &RSZ

0598Indochina & Dubai_WM &RSZ

0599Indochina & Dubai_WM &RSZ

0600Indochina & Dubai_WM &RSZ

0522Indochina & Dubai_WM &RSZ

O caminho até Halong é rodoviário e não é propriamente curto, mas é curioso observar o dia a dia nas ruas de Hanói e nas rodovias do Vietnã. As casas seguem um desenho arquitetônico semelhante, são coloridas, estreitas e altas.

0662Indochina & Dubai_WM &RSZ

Os campos de arroz, são belíssimos. Tailândia e Vietnã são os dois maiores exportadores de arroz do mundo e por isso é tão frequente avistar os campos de arroz no caminho até Halong.

0602Indochina & Dubai_WM &RSZ
Ao chegar no píer embarquei no Emeraud, uma das várias embarcações de cruzeiro com pernoite na Baía de Halong.

0491Indochina & Dubai_WM &RSZ

Para todos os lados que se olha, a natureza se supera em beleza. São muitas embarcações na Baía e um interessante comércio de bebidas e pérolas acontece ao redor dos barcos com turistas.

0543Indochina & Dubai_WM &RSZ

0595Indochina & Dubai_WM &RSZ

0581Indochina & Dubai_WM &RSZ

Para vender garrafas de água ou qualquer outra bebida as senhoras vietnamitas chegam em pequenos barcos e têm cordas e cestas para enviar o produto e da mesma forma retorna-se o dinheiro para pagamento.

0546Indochina & Dubai_WM &RSZ

0545Indochina & Dubai_WM &RSZ

No dia em que cheguei à Baía de Halong, as condições estavam perfeitas para explorar as cavernas, tempo seco e quente. Fomos à Caverna Hang Sung Sot, note na foto abaixo, que o nome da caverna se escreve com uma acentuação típica do idioma vietnamita.

0550Indochina & Dubai_WM &RSZ

Esta caverna é muito bem sinalizada e já adaptada à visitação, mesmo leiga em conhecimentos sobre cavernas, apreciei observar as formações rochosas variadas e os tetos repletos de ondulações que me fizeram lembrar das construções de Gaudí em Barcelona.

0557Indochina & Dubai_WM &RSZ

0559Indochina & Dubai_WM &RSZ

0555Indochina & Dubai_WM &RSZ

0583Indochina & Dubai_WM &RSZ

Na volta da visita às cavernas, já no fim da tarde, vivi uma das experiências mais especiais dessa viagem, nadei nas águas salgadas da Baía enquanto observava o sol baixando até se pôr completamente.
Observar o pôr do sol num lugar tão bonito como a Baía de Halong já é um espetáculo, mas desfrutar dele, nadando ao redor das montanhas verdes de musgos e observar as tonalidades amarelas do sol é uma experiência única e incrível . A vista noturna da Baía é igualmente mágica.

0588Indochina & Dubai_WM &RSZ
Após o jantar no navio, uma sessão de cinema foi organizada para projetar o antigo filme Indochina que foi gravado bem ali na Baía de Halong. É bem curioso ver o filme no mesmo lugar onde foi feito.

Para fechar esse post, deixo uma foto única da Baía de Halong, veja só quem quis fazer parte do cenário.

0585Indochina & Dubai_WM &RSZ

Confira agora minha visita a Hoi An, uma das cidades preservadas apesar da Guerra e que fica na região central do Vietnã.