Hanoi é a capital do Vietnã, uma cidade que fica no norte do país e tem cerca de 6,7 milhões de habitantes. Ao sobrevoar a cidade é perceptível a quantidade de lagos espalhados pela capital vietnamita que é barulhenta e com um trânsito maluco graças ao enorme número de motocicletas. Aliás, o Vietnã é uma país com 90 milhões de habitantes e 40 milhões de motocicletas, então imagine a dificuldade, nos primeiros dias, para atravessar a rua. Detalhe, a faixa de pedestres é mera formalidade. Surreal !!

0478Indochina & Dubai_WM &RSZ

Aos poucos a gente vai aprendendo como transitar em harmonia no meio do enxame de motocicletas, até porque a velocidade é bem menor se comparada à que estamos habituados em São Paulo.
Vale tudo sobre uma motocicleta, vi famílias com pai, mãe e duas crianças numa moto pequena. Para transporte de carga então, imagine todas as formas de excesso de peso ou dimensões para os itens transportados nas motocicletas.
Veja que na foto abaixo, uma criança pequena vai na motocicleta e parece estar dormindo !!

0802Indochina & Dubai_WM &RSZ

Os vietnamitas tem uma culinária muito interessante e saborosa, mas se você tem estômago fraco, vale um pouco de cuidado com as especialidades da rua.

0652Indochina & Dubai_WM &RSZ

Em geral os pratos não são tão apimentados quanto nos países vizinhos e um dos mais famosos é o Pho.
Pho é uma espécie de sopa feita com macarrão de arroz, carne que pode ser de frango, boi ou porco e um caldo que é preparado lentamente durante 4 horas com as partes menos nobres e com a ossada do frango, boi ou porco. Além destes ingredientes principais há cebolinha, broto de feijão, mais alguns verdes de estação e para os fortes, chili. Os vietnamitas comem o Pho de manhã, no almoço e jantar. Há dezenas de restaurantes que preparam o prato e também é possível comer os preparados na rua mesmo. A comida de rua é muito popular e é curioso porque eles se sentam nas mesinhas baixinhas nas calçadas e comem no meio do barulho e das motos.

0651Indochina & Dubai_WM &RSZ

O Vietnã é uma país socialista formado por 54 diferentes etnias e que passou grande parte de sua história em guerras, 1000 anos contra os chineses, 100 anos contra os franceses e cerca de 30 anos contra os americanos.

0650Indochina & Dubai_WM &RSZ

É um povo guerreiro e que vive sua soberania como país a 40 anos, lutando agora contra pobreza. Cerca de 70% da população é considerada pobre, há muitos campesinos e cidades em crescimento com as muitas fábricas e montadoras americanas e japonesas.

0649Indochina & Dubai_WM &RSZ

O grande líder que conseguiu unificar o país foi Ho Chi Minh e em Hanoi uma das atrações é visitar seu Mausoléu, que infelizmente foi fechado para manutenção anual um mês antes e por isso não consegui visitar.

0638Indochina & Dubai_WM &RSZ

0639Indochina & Dubai_WM &RSZ

0640Indochina & Dubai_WM &RSZ

O museu de Ho Chi Minh segundo os guias locais é pura propaganda política e a Pagoda de um pilar que segundo dizem tem a forma da flor de Lotus não me pareceu nada atraente, talvez, porque uma grande reforma está sendo feita no local. Enfim, nada semelhante às encantadoras pagodas japonesas.

0641Indochina & Dubai_WM &RSZ

A minha atração favorita em Hanói foi o Templo da Literatura, esse é imperdível !

0622Indochina & Dubai_WM &RSZ

0632Indochina & Dubai_WM &RSZ

0637Indochina & Dubai_WM &RSZ

Como o país é socialista e também tem raízes budistas, eles construiriam esse templo que fica no mesmo complexo de uma antiga escola onde formavam-se os mandarins. No altar, ao invés de Buda, encontramos uma estátua de Confucio e seus discípulos.

0631Indochina & Dubai_WM &RSZ

0630Indochina & Dubai_WM &RSZ

O lugar é muito bem cuidado, com belíssimos jardins, inclusive com letras chinesas talhadas na grama.

0626Indochina & Dubai_WM &RSZ

0623Indochina & Dubai_WM &RSZ

0628Indochina & Dubai_WM &RSZ

A muitos anos atrás, um dos imperadores, temeroso de que os registros de papéis pudessem ser perdidos, determinou que os nomes de mandarins formados na escola fossem entalhados na pedra e por isso encontramos várias estátuas de tartarugas com os nomes dos muitos mandarins.A tartaruga não foi uma escolha ao acaso, ela simboliza a longevidade pois é um animal vive muitos anos.

0627Indochina & Dubai_WM &RSZ

Uma atração artística típica do Vietnã que se pode conferir em Hanoi é o show de marionetes na água no teatro que fica ao lado do belo lago Hoam Kiem.

0604Indochina & Dubai_WM &RSZ

0607Indochina & Dubai_WM &RSZ

0608Indochina & Dubai_WM &RSZ

0613Indochina & Dubai_WM &RSZ

0615Indochina & Dubai_WM &RSZ

0617Indochina & Dubai_WM &RSZ

0656Indochina & Dubai_WM &RSZ

Não deixe de conferir o post sobre a lindíssima Baía de Halong, um dos lugares mais bonitos que já conheci na minha vida.

Uma observação curiosa… No aeroporto de Hanoi me chamou a atenção a enorme propaganda de café solúvel. No Brasil estamos habituados a campanhas publicitárias relacionando o hábito de beber café à simplicidade da vida no campo. Vejam na foto abaixo como um mesmo produto pode ser associado a hábitos e status tão diferentes !

 

IMG_0476