A antiga saigon chama-se hoje Ho Chi Minh e fica ao sul do Vietnã.  A cidade recebeu esse nome em homenagem ao grande herói vietnamita responsável pela unificação do norte e do sul e da libertação do país do domínio Francês. A tarefa de Ho Chi Minh não foi fácil considerando-se que 54 etnias formam o país, mas ele conseguiu unir o povo.

Ho Chi Minh é a mais ocidentalizada de todas as cidades que visitei no Vietnã, antigamente conhecida como Saigon, é uma cidade vibrante e cheia de motocicletas como Hanoi. São 4 milhões de motocicletas para 9 milhões de habitantes, impressionante, não ?

0828Indochina & Dubai_WM &RSZ
Ho Chi Minh tem um museu de guerra interessante para registro do impacto de longo prazo de uma guerra sobre a vida da comunidade, mas , sem sombra de dúvidas, a atração mais interessante é CuChi que fica a alguns Km de Ho Chi Minh e tem um complexo sistema de túneis subterrâneos construído pelos vietnamitas na resistência contra os americanos.

0803Indochina & Dubai_WM &RSZ

0805Indochina & Dubai_WM &RSZ

Os túneis de CuChi foram contruídos por guerrileiros locais que queriam proteger sua região e oferecer oposição ao exército americano.

0809Indochina & Dubai_WM &RSZ

0810Indochina & Dubai_WM &RSZ

0811Indochina & Dubai_WM &RSZ

É uma obra incrível, uma complexa cidade subterrânea. As entradas eram camufladas com vegetação como também as armadilhas fatais capazes de matar quem nelas caísse.

0815Indochina & Dubai_WM &RSZ
Para contra atacar os inimigos, os guerrilheiros vietnamintas coletavam as bombas lançadas pelos americanos e as reciclavam gerando granadas e demais armas de guerra para utilização em suas ofensivas.

0816Indochina & Dubai_WM &RSZ

0817Indochina & Dubai_WM &RSZ

0818Indochina & Dubai_WM &RSZ

Um dos detalhes mais interessantes é que eles preparavam chinelos para os combatentes com a parte dos calcanhares para frente de forma que deixassem pegadas contrárias no caminho realmente escolhido.

0824Indochina & Dubai_WM &RSZ

Os túneis são bastante apertados, escuros e quase claustrofóbicos, mas, percorrer ao menos por 20 metros dentro deles, é uma experiência única.

0825Indochina & Dubai_WM &RSZ
A cidade tem a catedral de Notre Dame de Saigon e um belíssimo prédio de arquitetura ocidental onde ficam os correios. Ao fundo do salão principal dos correios se exibe uma foto de Ho Chi Minh.

0836Indochina & Dubai_WM &RSZ

0835Indochina & Dubai_WM &RSZ

0831Indochina & Dubai_WM &RSZ

Fiquei apenas um dia na cidade que tem muito a oferecer em termos de gastronomia, portanto, não pude desfrutar mais da refinada gastronomia de Saigon, mas pelo menos, consegui aprender e reproduzir o tradicional Pho Gá.

Aos apreciadores de cerveja, provei variadas cervejas vietnamitas, mas meu destaque fica para a popular Saigon.

IMG_0522

IMG_0510

 

 

 

 

Não deixe de conferir os posts sobre meu último destino na viagem à Indochina, o Camboja, com os espetaculares templos da civilização Khmer.