A antiga saigon chama-se hoje Ho Chi Minh e fica ao sul do Vietnã. A cidade recebeu esse nome em homenagem ao grande herói vietnamita responsável pela unificação do norte e do sul e da libertação do país do domínio Francês. A tarefa de Ho Chi Minh não foi fácil considerando-se que 54 etnias formam o país, mas ele conseguiu unir o povo.
Ho Chi Minh é a mais ocidentalizada de todas as cidades que visitei no Vietnã, antigamente conhecida como Saigon, é uma cidade vibrante e cheia de motocicletas como Hanoi. São 4 milhões de motocicletas para 9 milhões de habitantes, impressionante, não ?
Ho Chi Minh tem um museu de guerra interessante para registro do impacto de longo prazo de uma guerra sobre a vida da comunidade, mas , sem sombra de dúvidas, a atração mais interessante é CuChi que fica a alguns Km de Ho Chi Minh e tem um complexo sistema de túneis subterrâneos construído pelos vietnamitas na resistência contra os americanos.
Os túneis de CuChi foram contruídos por guerrileiros locais que queriam proteger sua região e oferecer oposição ao exército americano.
É uma obra incrível, uma complexa cidade subterrânea. As entradas eram camufladas com vegetação como também as armadilhas fatais capazes de matar quem nelas caísse.
Para contra atacar os inimigos, os guerrilheiros vietnamintas coletavam as bombas lançadas pelos americanos e as reciclavam gerando granadas e demais armas de guerra para utilização em suas ofensivas.
Um dos detalhes mais interessantes é que eles preparavam chinelos para os combatentes com a parte dos calcanhares para frente de forma que deixassem pegadas contrárias no caminho realmente escolhido.
Os túneis são bastante apertados, escuros e quase claustrofóbicos, mas, percorrer ao menos por 20 metros dentro deles, é uma experiência única.
A cidade tem a catedral de Notre Dame de Saigon e um belíssimo prédio de arquitetura ocidental onde ficam os correios. Ao fundo do salão principal dos correios se exibe uma foto de Ho Chi Minh.
Fiquei apenas um dia na cidade que tem muito a oferecer em termos de gastronomia, portanto, não pude desfrutar mais da refinada gastronomia de Saigon, mas pelo menos, consegui aprender e reproduzir o tradicional Pho Gá.
Não deixe de conferir os posts sobre meu último destino na viagem à Indochina, o Camboja, com os espetaculares templos da civilização Khmer.
Comentários