Há muitas formas de se visitar o Alasca e nem tenho a pretensão de discorrer sobre todas até porque não sou uma especialista no tema. Meu propósito e minha curiosidade eram por conhecer as belezas naturais do Alasca que tem montanhas gigantescas, geleiras e glaciais.

Optei por uma viagem de Cruzeiro e recomendo se o seu objetivo é genérico como o meu. O Cruzeiro te oferece ao mesmo tempo locomoção, acomodação e alimentação, o que é uma enorme conveniência e permite explorar um pouquinho em cada porto. No entanto, se seu objetivo for explorar atividades esportivas específicas, vale notar que o Cruzeiro fica por algumas horas apenas nos portos e portanto o tempo limita o número e tipo de atividades que se pode realizar.

Para melhor explorar cada porto é muito importante levar uma boa reserva em dolares para os passeios locais. Os passeios não são propriamente baratos, especialmentes aqueles mais interessantes que envolvem vôo de helicóptero ou dog sledding.

A temperatura no verão é perfeita para os passeios, temperaturas máximas durante o dia chegando a 28 graus Celsius.  Durante a noite esfria bem para quem está acostumado à vida nos trópicos, a temperatura fica em torno de 13 a 15 graus Celsius. O vento nos dias de navegação é gelado, não se iluda, verão no Alasca não é como verão no Brasil !

Documentação necessária: visto americano é obrigatório. Atenção: as rotas de Cruzeiro na região, não raro, param no Canadá. Em nosso curto trajeto fomos até Yukon no passeio de Skagway e até Victoria na Columbia Britânica. Cuidado com as falsas recomendações acerca de documentação, tenho escutado muita história de gente que fica a ver navios acreditando que se emite visto canadense em fronteira !! Não vale o risco, obtenha toda a documentação antes de iniciar a viagem.

No planejamento de viagem, escolhi um Cruzeiro de 8 dias, o que para mim é a duração ideal. Cruzeiro em dias de navegação é confinamento e por mais que hajam muitas atividades a se fazer, é bastante tempo prá preencher, então, a combinação de paradas em Juneau, Skagway, a manhã de contemplação no Fiorde Tracy Arm e Victoria equilibraram com perfeição com os dias exclusivos de navegação. Para aproveitar a longa viagem até Seattle fiquei mais alguns dias em Seattle e segui de trem para mais alguns em Portland no estado vizinho. Foi uma combinação perfeita, toda a região tem paisagens maravilhosas, uma gastronomia voltada a produtos orgânicos e  cafeterias excelentes.