Em 2013 fiz uma viagem cultural ao Japão. Foi minha primeira experiência na Ásia, uma jornada de longos vôos, recompensados pela beleza de um país muito organizado com um povo muito educado, receptivo e que preserva suas tradições. Meu itinerário de vôo foi de 33 horas e chegando no aeroporto de Narita em Tóquio, ainda foram necessárias mais duas horas de ônibus até o Hotel. É uma viagem extenuante, eu digo que a gente chega precisando recuperar a dignidade que nessas alturas já ficou pelo caminho, portanto, aqui vai minha primeira dica, numa viagem à Ásia, um “pitstop” no meio do caminho com hotel e descanso, faz a viagem bem mais agradável.

Minha primeira parada no Japão foi na vibrante capital, Tóquio. Vivendo em São Paulo, grandes cidades não me impressionam pela multidão de pessoas, mas Tóquio chama atenção pela limpeza e organização que são atípicas de cidades com tamanha população. As engrenagens da cidade funcionam perfeitamente, transporte público acessível e pontual com toda a tecnologia a serviço do cidadão. Os bairros de Tóquio já são bastante comentados, então, vou escrever nesse post minhas impressões dos belos locais que visitei numa curta estadia em Tóquio.

Em Tóquio, minha primeira vista foi ao Parque e Santuário Meiji, um belíssimo lugar no meio de uma grande cidade permitindo aos cidadãos japoneses paz e tranquilidade no meio da agitação. Estava nublado, mas ainda assim foi um dia bonito de verão, vi uma família levando a pequena filha para o Santuário Meiji vestida elegantemente em seu pequeno kimono, vi também os alegres adolescentes em seus uniformes de escola. Foi uma visita rápida a um lugar que convida os visitantes a ficar por horas desfrutando da natureza e da tranquilidade.

Em seguida visitei o Asakusa Kannon, um templo budista que estava lotado de visitantes no que parecia ser um dia normal. Fiquei encantada com as enormes luminárias e as estátuas dos guardiões do templo com suas faces bastante soturnas numa postura de proteção contra os maus espíritos.


Um bom observador deve ter notado uma suástica no alto da lâmpada fotografada acima. Note que ela não é a mesma que simboliza o nazismo. Muito antigas, as suásticas aparecem bastante nos templos budistas. A suástica da lâmpada acima representa o amor e a misericóridia.

Tóquio tem inúmeros lugares para se visitar, impossível ver tudo numa só viagem, mas além dos pontos turisticos, bacana mesmo, foi pegar um ônibus comum e descer numa galeria por onde passam muitos cidadãos locais todos os dias e sentir os ares da cidade na perspectiva de quem vive um dia normal. Foi assim no fim do meu dia de passeios a Tóquio quando fui a uma loja de Mangá fora do tour tradicional.

No proximo post continuo com as histórias e fotografias de Nikko, uma pequena cidade bem próxima de Tóquio com templos lindíssimos, pagodas cheias de detalhes e lindas paisagens de fim de verão e princípio de outono.

A propósito, Konbanwa, a palavra que usei no título do post, significa Boa-noite em Japonês.