Nikko é uma pequena cidade próxima de Tóquio. É possível conhecê-la em um dia. Ao decidir pela viagem de Tóquio a Nikko, prepare-se para experimentar a troca de trens e toda a movimentação do transporte público de uma das maiores cidades do mundo. Siga até a estação de Utsonomiya e tome o trem para Nikko.

Nikko é uma cidade com muito verde e vários templos entremeados na natureza exuberante. Os templos são muito adornados, cheios de cor e de símbolos com os mais belos significados e sentimentos. O mais bonito na minha opinião é o Toshogu, com predominância de vermelho, dourado e preto nas cores.

Nos portais de entrada são muitas as estátuas dos guardiões com as expressões zangadas como também os dragões no alto dos templos ambos responsáveis pela proteção dos templos contra os maus espíritos.



Todo o entorno dos templos é preenchido com jardins muito bem cuidados em perfeita harmonia com a natureza preservada da região. Quando eu visitei Nikko era Setembro e já haviam sinais de Outono no fim do verão, deixando as folhas num misto de verde, amarelo e marrom. Um espetáculo da natureza com as estações bem definidas do Japão.

Um dos templos de Nikko que me chamou muita atenção é totalmente feito de madeira e tem esculpidos os famosos macacos que nada vêem, nada escutam e nada falam, segundo os japoneses, eles deixam para as crianças a mensagem de que não devem ver, ouvir ou falar o que é mal.

Outros macaquinhos esculpidos também têm significados, há o ambicioso que olha sempre para cima  e ao lado dele o apaixonado, agarrado ao tronco da árvore. Há o frustrado que só olha para baixo e também a mãezinha macaca olhando o futuro do filho macaquinho que observa a mãe.

Nikko oferece uma experiência super agradável, um misto de beleza natural e de beleza arquitetônica nos adornados e tradicionais templos japoneses.

No próximo post sigo com os relatos da viagem, na visita a Hakone e ao lago Ashi de onde é possível avistar o Monte Fuji. Ainda nesse post, você deve ter notado que o título vem com uma palavra em japonês, Konnichiwa que significa Olá.