Quioto é daquelas cidades agradáveis para caminhar. Como visitei o Japão em Setembro, era fim de verão e começo de outono e a temperatura estava agradável para atividades ao ar livre. Como as estações são muito bem definidas no Japão, imagino que o inverno talvez não seja tão convidativo para caminhadas. Ainda no primeiro dia de visitas aos templos de Quioto, depois de visitar o Ginkaju-ji e já no final da tarde, segui para o gigante Kiyomizo-dera. Cheio de detalhes e com pagodas diferentes, ele é intensamente visitado não apenas por turistas, mas por muitos locais também. Algumas japonesas vestem os tradicionais kimonos e passam pelas estações de purificação antes de suas orações.

Seguindo a trilha dos imperdíveis templos de Quioto, não dá pra voltar prá casa sem visitar o Fushimi-Inari . Para chegar lá tive que tomar um ônibus municipal, aventura a parte. No japão os valores dos bilhetes de ônibus variam com a distância percorrida. Imaginem que facilidade, comprar um bilhete de ônibus quando vc não conhece bem a distância a percorrer e nem fala japonês. Fui salva pela generosidade do povo japonês nessa hora, sempre aparece alguém que ajuda na compra do bilhete e vc segue viagem.

A cor predominante desde a entrada é o laranja, muito comum entre os templos japoneses, pois é dita como a cor que espanta os maus espíritos. Esse templo é bem conhecido e muita gente tira a foto tradicional no caminho repleto de colunas em cor laranja com as inscrições em japonês. É um longo caminho para chegar até o templo propriamente dito, quase uma peregrinação e o mais bonito é caminho, meio como a vida não ?

 

Além dos majetosos e belos templos, Quioto é um centro de arte e cultura japonesa. São várias as casas de espetáculos no distrito de Gion onde artistas variados se apresentam. Atores representam histórias cômicas e em sequência as delicadas maikos dançam. Também os supostos guerreiros dançam com trajes típicos  enquanto outros artistas tocam instrumentos japoneses.  Senhoras preparam o chá seguindo um delicado protocolo ou fazem belas ikebanas.

Para fechar esse post uma foto da torre de Quioto, vista de variados pontos da cidade.