Nara é uma pequena e bela cidade que fica próxima de Quioto e foi a primeira capital do Japão. O mais famoso dos templos budistas de Nara é o Todai-Ji, mas ficaram na minha lembrança, as inúmeras e belas lanternas do Kasuga Taisha. A luz e a cor laranja, como já mencionei nos posts anteriores, são elementos importantes nos templos budistas japoneses porque espantam os maus espíritos. Nara tem uma variedade enorme de lustres dourados, cobreados, em madeira ou em tecido, muita iluminação nos templos da cidade.

Fiz uma visita de um dia porque minha base era Quioto e na minha opinião, é tempo suficiente para ver o essencial de Nara. É uma viagem curta de trem e a cidade pode ser explorada a pé. Os templos são rústicos e construídos em madeira. Fui em setembro e Nara estava cheia de estudantes visitando os templos. Há muitas áreas verdes e os antílopes estão em toda parte, nos parques da cidade, nos jardins e nos arredores dos templos. Minha primeira parada foi no Kofuku-ji que tem um conjunto de templos e pagodas em madeira com contrução tradicional.

Em seguida, visitei o Todai-Ji. O templo propriamente dito é precedido por uma série de construções em madeira que abrigam lanternas variadas e guardiões com as expressões faciais bastante severas, fazendo seu papel de proteção contra os maus espíritos, me atraiu atenção o cuidado com os detalhes nessas antigas construções em madeira.

Dentro do templo há um enorme Buda japonês e aos pé dele, os praticantes fazem suas orações. Há também várias estátuas que são propriedades culturais japonesas. O templo foi queimado duas vezes em situações de guerra, mas até hoje abriga cerimônias religiosas tradicionais. Note o tamanho do Buda na foto em que estou em pé em frente ao Buda. O entorno do templo tem jardins muito bem cuidados, em minha visita, estava tudo muito lindo com as folhas e flores nas cores de transição entre o Verão e o Outono, um espetáculo à parte.

Bem próximo do Todai-ji, fica o Todai-ji Nigatsu-do, ainda bastante preservado é considerado um tesouro nacional. Muito visitado como ponto de observação para a cidade de Nara, ele é muito ornamentado com inúmeras lanternas de formas e materiais diferentes.

Como mencionei acima, de todos os templos que visitei em Nara, o que ficou na minha mente como a fotografia de Nara foi mesmo o Kasuga Taisha que fica dentro do parque de Nara. O parque é verde, vasto e cheio de lanternas em pedra circundando o famoso templo laranja repleto de lanternas douradas e negras. E os antílopes…. como eu disse, estão em todo lado. De repente, entre uma fotografia e outra, eu sentia um nariz gelado encostado em mim e era um deles, os moradores de quatro patas de Nara.


Para fechar esse post deixo você leitor com uma xícara de chá e um doce de feijão, ambos típicos do Japão. Peço que note o refinamento minimalista da iguaria servida em uma elegante casa de chá de Nara. Para acompanhar o chá, deixo mais duas imagens do tranquilo lago na região central de Nara. No próximo post, compartilho a emoção no Museu da Bomba em Hiroshima e a beleza de Ilha de Myiajima.